Nutrição

Arroz de jasmim: culinária, propriedades e benefícios

Arroz de jasmim

O arroz de jasmim é conhecido por seu aroma floral semelhante ao jasmim e tem um sabor característico. É um arroz aromático da culinária tailandesa e por isso também é chamado de arroz tailandês.

No entanto, o jasmim é apenas uma variedade de arroz cultivada na Tailândia. Seus grãos são finos e alongados, assim como os de Arroz basmati. Mas os dois tipos de arroz são muito diferentes do ponto de vista organoléptico. Que diferenças existem entre o arroz jasmim e Arroz basmati? E como cozinhar arroz jasmim?

É usado na culinária em receitas como frango ao curry e arroz pilaf. É usado para preparação de pratos asiáticos, mas não só. Seus grãos resistem bem ao cozimento e ficam bem separados uns dos outros. É por isso que o jasmim também é uma boa escolha para prepare pratos únicos ou saladas de arroz.

Arroz de Jasmim
Arroz de Jasmim

O que é arroz jasmim

Jasmim é um tipo de arroz que é cultivado em áreas do sul da Ásia. Em maior medida na Tailândia, mas também no Laos, no Camboja e no Vietname.

Seus grãos, longos e finos, têm uma particularidade: são perfumados! O aroma também pode ser sentido cru, mas é totalmente liberado durante o cozimento.

Deve seu nome ao seu perfume: significa literalmente “arroz com sabor de jasmim” (“jasmim”, traduzido do inglês como “jasmim”). Embora seu aroma lembre muito o cheiro de pipoca.

A que deve seu aroma?

Durante o cozimento, o jasmim libera compostos aromáticos responsáveis ​​pela sua fragrância característica. Entre todas, a mais conhecida é a 2-acetil-1-pirrolina, molécula também presente no arroz basmati e no pandan (Pandanus amaryllifolius), planta asiática cujas folhas aromáticas são utilizadas para cozinhar carnes e peixes.

Também é conhecido como arroz tailandês ou arroz Hom Mali e é um tipo de arroz com grãos longos e finos.

Você sabia que existem duas variedades principais de arroz jasmim? O que faz a diferença é a origem geográfica:

  • Jasmim tailandês, arroz tailandês ou Hom Mali, cultivado na Tailândia.
  • Jasmim Cambojano, do qual existem 3 subtipos: phka rumduol, phka romeat e phka rumdeng, que são cultivados no Camboja.

Independentemente da sua origem, o processamento do arroz branco refinado pode seguir. Em seguida, é retirado do farelo (pericarpo) e depois polido. Ou pode ser comercializado na versão integral, mais rica em nutrientes, em termos de fibras, proteínas, vitaminas e minerais.

Qual é a diferença entre arroz jasmim e arroz basmati?

Estamos a falar de dois tipos de arroz aromático originários do Sudeste Asiático.

Embora seus grãos tenham formato muito semelhante (longos e estreitos), não podemos dizer o mesmo sobre seus valores nutricionais. O que distingue o arroz jasmim do arroz basmati? Aqui estão as diferenças:

O arroz jasmim é cultivado principalmente na Tailândia, Camboja, Laos e Vietname, enquanto o arroz basmati é típico da Índia e do Paquistão.

  • Diferenças químico-nutricionais

Ambos os tipos de arroz eles retêm mais nutrientes na versão integral. Ou arroz castanho, seja o arroz Jasmim, Basmati, Ribe ou Arborio, de fato, mantém a cobertura externa do grão. Então é mais rico do que fibra dietética e proteínas, bem como Vitaminas B e sais minerais.

O que devemos destacar, porém, é a diferença índice glicêmico. O jasmim tem um índice glicêmico mais alto que o arroz basmati.

Propriedades e valores nutricionais

Do ponto de vista nutricional, o jasmim é uma excelente fonte de carboidratos, como arroz basmati ou outros tipos de arroz. É por isso que também é bastante calórico: fornece aproximadamente 360-365 kcal/100 g, cru. É, portanto, um bom alimento capaz de fornecer energia pronta para uso.

Entre suas propriedades, é rico em fibras alimentares (mais abundantes na versão integral) que eles promovem o trânsito intestinal correto e melhorar o digestão. Oferece um bom suprimento de proteínas, fundamental para o metabolismo muscular, mas também de minerais como ferro, sódio, potássio e fósforo. Já entre as vitaminas destaca-se a niacina (B3), útil para o sistema nervoso, bem como para a saúde da pele.

EU grama há muito poucos e, como todos os alimentos vegetais, é desprovido de colesterol. Além disso, contém polifenóis com função antioxidante útil para combater o envelhecimento celular e a ação dos radicais livres de oxigênio.

Aqui estão os valores nutricionais (100 g de Jasmim branco, cru):

  • Energia: 360 – 365 kcal.
  • Carboidratos: 80 g, dos quais fibra aproximadamente 1 g.
  • Proteína: 6,4g.
  • Gordura: 1,0 g, dos quais ácidos graxos saturados: 0,2 g.

Cozinhando arroz de jasmim

Pelo seu aroma delicado acompanha bem carnes e peixes. Você pode utilizá-lo como acompanhamento de segundos pratos, simples ou temperado com os temperos de sua preferência.

Ou você pode preparar pratos individuais e saladas frias, com vegetais, legumes, carnes, frutos do mar ou os ingredientes que mais gostar. Depois de cozido, guarde o arroz na geladeira, em recipiente fechado, por um tempo máximo de três dias.

Veja como cozinhar arroz jasmim.

Arroz pilaf

O termo “pilaf” na verdade significa “fervido”.”. Esse método de cozimento, comum no Oriente Médio, é um pouco diferente do que conhecemos. Para cozinhar pilaf de arroz jasmim, as proporções arroz: líquido são 1: 1,5. Você precisará então usar uma xícara e meia de água (ou caldo de legumes) para uma xícara de arroz jasmim.

A receita de arroz pilaf consiste em dourar uma cebola com um fio de azeite em uma panela. Em seguida, adicione o arroz com água fervente ou caldo de legumes, sem torrar. Sal a gosto e acrescente os demais ingredientes de sua preferência (cenoura, ervilha ou outros vegetais). A cozedura, sem tampa e em lume brando, termina quando a água ou o caldo de legumes estiverem completamente absorvidos.

Antes de servir o arroz pilaf deve-se descascar os grãos e deixar descansar por pelo menos 30 minutos.

Fervido

Primeiro, enxágue o arroz com água fria para remover osamido com que os grãos são cobertos. Este passo é essencial para que não fiquem “pegajosos” depois de cozidos. Pegue uma panela com fundo grosso e laterais altas.

Use aproximadamente 350ml de água para cada 225g de Jasmim, para que os grãos fiquem completamente cobertos pela água. Cozinhe por 15-20 minutos e use uma tampa para reter o vapor e facilitar o cozimento. Adicione sal a gosto quando a água atingir o ponto de ebulição.

Movido a vapor

O O cozimento a vapor está entre os métodos que mais preservam os nutrientes do grão. Compre um vaporizador de arroz ou vaporizador. Grãos longos como o arroz jasmim, mas também o basmati, são perfeitos para este tipo de cozimento.

Enxágue os grãos para remover o amido e as impurezas até que a água saia limpa.

Torrado em uma panela

Cozinhar arroz jasmim em uma panela é muito fácil. Coloque um fio de azeite no fundo de uma panela para evitar que os grãos grudem. Torre o feijão em fogo alto para mantê-lo crocante. Abaixe o fogo e adicione a água aos poucos, até completa absorção. Sal a gosto durante o cozimento.

Métodos alternativos: panela elétrica de arroz ou micro-ondas

Esses dois aparelhos também podem ser muito úteis para cozinhar arroz jasmim. Veja como fazer isso!

  • Microondas: Pegue uma tigela adequada para cozinhar no micro-ondas. Adicione 750ml de água por 225g de arroz jasmim e uma colher de chá de sal. Em seguida, ligue o micro-ondas por 10 minutos na potência máxima. Em seguida, cubra a tigela com a tampa apropriada ou com filme transparente e cozinhe por mais 4 a 5 minutos em potência média.
  • Panela de arroz: basta colocar o arroz, a água e uma colher de chá de sal na panela de arroz e pressionar o botão Iniciar. Geralmente, uma proporção água : arroz em torno de 2:1 também é ideal para este método. No entanto, siga o manual de instruções do seu aparelho para obter as proporções corretas.

Onde comprar arroz jasmim?

O arroz jasmim está disponível em quase todos os supermercados ou na maioria dos supermercados abastecidos. Você encontra nas prateleiras ao lado do arroz basmati ou na seção de comidas étnicas.

Ou você pode estocar lojas especializadas na venda de comidas orientais. E é fácil encontrá-lo até online, em sites de comércio eletrônico.

Você pode encontrar jasmim no mercado a um preço que varia entre 3-10€/kg. O que faz a diferença é a origem geográfica, o processamento (branco ou integral) ou quaisquer certificações (por exemplo, a marca “orgânica”, ou a marca “comércio justo”, para comércio justo e anti-exploração).

Após a compra, coloque o arroz na despensa e guarde até o prazo de validade indicado na embalagem. Escolha um local fresco e seco para armazená-lo melhor.

Depois de aberta a embalagem, você pode colocá-la em uma jarra de vidro ou selar o saco da melhor maneira possível com clipes especiais para alimentos.

Contra-indicações

O arroz de jasmim não tem contra-indicações particulares se for introduzido num dieta saudável e equilibrada. No entanto, este alimento é rico em carboidratos. Pode portanto ser um substituto válido para pãoou macarrão em seu plano de refeições. Mas não se deve exagerar nas doses.

A única falha do arroz jasmim refinado é um alto índice glicêmico, comparável ao do arroz branco, e superior ao do macarrão! Portanto, seria melhor consumi-lo sempre em associação com vegetais, carne ou peixe, para reduzir a resposta à insulina.

Em qualquer caso, seguir uma alimentação saudável significa equilibrar os nutrientes, mas também variar os alimentos. Portanto, você não terá que basear sua dieta exclusivamente neste cereal. O que você precisa para a boa saúde do seu metabolismo é um plano alimentar saudável e equilibrado, como dieta mediterrânea (no qual se baseia o nosso plano Melarossa personalizado).

A dieta personalizada Melarossa é projetada especificamente para suas necessidades nutricionais e oferece ao seu corpo uma mistura perfeita de todos macronutrientes e micronutrientes necessários para suas atividades diárias.

Com a orientação de profissionais de nutrição você poderá incluir o arroz jasmim em sua dieta da maneira correta, sem ultrapassar suas reais necessidades metabólicas.

Se você sofre de diabetes ou síndrome metabólica, consulte seu médico antes de introduzir o arroz jasmim em sua dieta.

Conclusões

Este tipo específico de arroz originário do Sudeste Asiático está se tornando cada vez mais popular na culinária ocidental. O arroz jasmim é muito apreciado pelo seu aroma característico e pela capacidade de acompanhar na perfeição uma variedade de pratos.

Está disponível em vários lugares do mundo e é uma opção interessante para enriquecer a sua experiência gastronómica, principalmente se pretende preparar pratos inspirados na cozinha asiática, mas também é uma boa opção para preparar frango ao curry com arroz pilaf ou salada de arroz.

É um alimento de alto valor energético. Se você está bem de saúde, pratica atividade física regularmente e segue uma alimentação balanceada, não terá problemas em incluir o arroz jasmim no seu cardápio semanal, melhor ainda se optar pela versão integral, mais rica em fibras e proteínas e com menor índice glicêmico .

Tenha mais conteúdos para sua saúde no nosso Blog e também na nossa pagina no Facebook!

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo